Quem sou?
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Buzkashi,o Esporte Equestre Afegão
O nome Buzkashi significa "arrastando cabras". O Buzkashi é um esporte típico do Afeganistão.
O jogo consiste em que os cavaleiros tentam levar até o gol adversário, usando a força dos braços, o corpo de um bode ou bezerro sem cabeça.
Apesar de ser conhecido basicamente como um esporte do Afeganistão, o Buzkashi, até hoje, é um jogo muito popular entre os povos do sul da Ásia Central.
A competição é normalmente muito violenta, já que os jogadores precisam usar de muita força para impedir o avanço do adversário, o Sol é escaldante, sobre as altas planícies desérticas. Os cavaleiros costumam usar roupas pesadas e proteção para a cabeça, a fim de evitar golpes de chicote e botas dos adversários. Uma partida pode durar dias e a equipe vencedora recebe um prêmio, sendo em banquete extraordinário, não necessariamente em dinheiro.
O jogo tem duas formas principais: Tudabarai e Qarajai. No Tudabarai, a forma mais simples, o objetivo é apenas agarrar a cabra e mover-se em qualquer direção, a salvo dos adversários.
No Qarajai, os jogadores devem carregar a carcaça através de uma bandeira ou marcador em uma das extremidades do campo, e então jogá-la dentro do "Círculo da Justiça", na outra extremidade. Os cavaleiros carregam também um chicote, normalmente preso entre seus dentes, usado para afastar os adversários.
O Buzkashi é muitas vezes comparado com o Pólo. Ambos os esportes são disputados por dois times sobre cavalos, ambos envolvem arremessar um objeto através de uma meta, e ambos são razoavelmente brutais. No entanto, o Pólo é disputado com uma bola, enquanto que o Buzkashi usa uma cabra morta.
Um jogo de Pólo tem uma duração fixa, em torno de uma hora, enquanto que uma disputa de Buzkashi tradicional pode durar dias, embora a versão de campeonato, regulamentada nas últimas décadas, também tenha um tempo limitado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nossa nunca tinha lido nada tao doente mental na minha vida, como a raça humana? é pobre e podre, esse povo merece viver na miseria bando de gente idiota
ResponderExcluirextremamente bisonho
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVery nice article, thanks for share.
ResponderExcluirGreeting from Aceh, happy nice day.