Quem sou?

Minha foto
Recife/Arcoverde, Pernambuco, Brazil
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Raça Mangalarga




A marcha trotada


No trote, o animal descola simultaneamente um membro anterior e um posterior de lados opostos, ou seja, perfaz uma andadura de dois tempos, sempre com os apoios diagonais entrecortados por um tempo de suspensão, em que nenhum membro toca o solo. A marcha trotada, característica do mangalarga “ paulista”, também é uma andadura diagonal, em dois tempos. Mas diferencia-se do trote, pois apresenta um tempo ínfimo de suspensão entre os apoios, o mínimo necessário para que o cavalo troque os membros anteriores e posteriores apoiados no solo. A excelente flexão de joelhos desse animal proporciona a elevação breve e a sincronização; já a regularidade das trocas dos apoios diagonais garantem o conforto característico da marcha trotada.


O Mangalarga Paulista


Côo foi visto na sessão sobre o mangalarga, o nome mangalarga se refere a uma população eqüina do sul de Minas Gerais, região limítrofe com o estado de São Paulo, iniciada pela família Junqueira. Mais tarde, alguns de seus membros se mudaram para o estado bandeirante trazendo suas montarias. A raça de eqüinos, que fez muitos adeptos no novo estado e também nos vizinhos, possuía uma diferença dos mangalarga machador: a marcha trotada.

Em 1928, o zootécnico Paulo de Lima Correa lançou as base para a caracterização do cavalo mangalarga. Entusiasmado com a dedicação do especialista, dois criadores paulistas, Celso Torquato Junqueira e Renato Junqueira Neto, fundaram em 1934, a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça mangalarga.

Eles buscavam criar animais adequados tanto para o trabalho com o gado quanto para um esporte muito popular na época, a caça ao veado, desenvolvido uma raça com boas andaduras, resistência, docilidade e nobreza de caráter, alem da marcha trotada, obrigatória para que o animal fosse registrado definitivamente no studbook da raça.

Hoje, sua boa conformação, resistência e flexibilidade fazem desse cavalo uma ótima montaria para as provas de enduro eqüestre. Seu pescoço esguio e forte permite grande equilíbrio, movimentos amplos e facilidade de engajamentos dos membros posteriores. A garupa ampla e comprida e as coxas com músculos definidos, garantem arrancadas rápidas. Seu peito amplo e profundo, os membros fortes, garantem sua lendária resistência e aptidão para percorrer grandes distâncias.



Origem: Brasil

Altura: 1,55m

Pelagem: tordilha,castanha,alazã e rua .

Dócil,enérgico e vivaz, o mangalarga responde prontamente aos comandos do cavaleiro, que pode permanecer por muito tempo sobre seu dorso sem se fadigas, graças as características da sua marcha trotada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário