Quem sou?

Minha foto
Recife/Arcoverde, Pernambuco, Brazil
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Buzkashi,o Esporte Equestre Afegão



O nome Buzkashi significa "arrastando cabras". O Buzkashi é um esporte típico do Afeganistão.
O jogo consiste em que os cavaleiros tentam levar até o gol adversário, usando a força dos braços, o corpo de um bode ou bezerro sem cabeça.
Apesar de ser conhecido basicamente como um esporte do Afeganistão, o Buzkashi, até hoje, é um jogo muito popular entre os povos do sul da Ásia Central.
A competição é normalmente muito violenta, já que os jogadores precisam usar de muita força para impedir o avanço do adversário, o Sol é escaldante, sobre as altas planícies desérticas. Os cavaleiros costumam usar roupas pesadas e proteção para a cabeça, a fim de evitar golpes de chicote e botas dos adversários. Uma partida pode durar dias e a equipe vencedora recebe um prêmio, sendo em banquete extraordinário, não necessariamente em dinheiro.
O jogo tem duas formas principais: Tudabarai e Qarajai. No Tudabarai, a forma mais simples, o objetivo é apenas agarrar a cabra e mover-se em qualquer direção, a salvo dos adversários.
No Qarajai, os jogadores devem carregar a carcaça através de uma bandeira ou marcador em uma das extremidades do campo, e então jogá-la dentro do "Círculo da Justiça", na outra extremidade. Os cavaleiros carregam também um chicote, normalmente preso entre seus dentes, usado para afastar os adversários.
O Buzkashi é muitas vezes comparado com o Pólo. Ambos os esportes são disputados por dois times sobre cavalos, ambos envolvem arremessar um objeto através de uma meta, e ambos são razoavelmente brutais. No entanto, o Pólo é disputado com uma bola, enquanto que o Buzkashi usa uma cabra morta.
Um jogo de Pólo tem uma duração fixa, em torno de uma hora, enquanto que uma disputa de Buzkashi tradicional pode durar dias, embora a versão de campeonato, regulamentada nas últimas décadas, também tenha um tempo limitado.

4 comentários:

  1. nossa nunca tinha lido nada tao doente mental na minha vida, como a raça humana? é pobre e podre, esse povo merece viver na miseria bando de gente idiota

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Very nice article, thanks for share.
    Greeting from Aceh, happy nice day.

    ResponderExcluir