Quem sou?

Minha foto
Recife/Arcoverde, Pernambuco, Brazil
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Raça Brasileiro de Hipismo

O cavalo de sela brasileiro, batizado de cavalo brasileiro de hipismo, foi desenvolvido a partir do cruzamento das raças mais aptas aos esportes hípicos, principalmente o puro sangue inlges, o hanoveriano, o westfalen, o holsteiner e o trakehner, entre outros.
Em 1977, foi fundada Associação Brasileira de Hipismo, com o objetivo de formar e promover a raça brasileira de hipismo. A associação é reconhecida pelo ministério da agricultura como a entidade responsável pelo serviço de registro genealógico , o studbook das raças utilizadas para a pratica do hipismo no pais.
A altura, a estrutura óssea e a andadura adequada, alem da leveza, não exigências físicas essências para um bom cavalo de salto de obstáculos, e estes foram os parâmetros básicos para a conformação da raça por meio da seleção e do cruzamento.
Com o estabelecimento da associação, iniciaram-se os cruzamentos a partir de garanhões importados ou nacionais, com aptidão reconhecida para o esporte hípico com éguas nacionais, com ou sem genealogia reconhecida, mas que apresentassem as características funcionais e morfológicas necessárias para esses esportes.
Para ser registrado com BH, o cavalo deve resultar do cruzamento entre animais de raças aprovadas pelo stubook brasileiro, alem de passar por uma analise de conformação e desempenho.
Hoje, o cavalo BH é reconhecido internacionalmente pelas vitorias conquistadas em importantes eventos internacionais, alem de fazer parte da World Breeding for Sport Horses, entidade internacional que reúne as associações das raças utilizadas em esportes hípicos em todo mundo.
Nas olimpíadas de Atlanta, em 1996, três dos quatro cavalos utilizados pela equipe brasileira eram BH, e garantiram ao Brasil a inédita medalha de bronze na modalidade. Hoje, nos concursos de salto de obstáculos realizados no pais, a maioria dos animais inscritos é BH, tendência que deve ser seguida nas competições internacionais.
A formação da raça brasileira de hipismo ainda se encontra em andamento, e o grande numero de raças utilizado na formação do BH, por resultar num coeficiente de endogamia próximo a zero, possibilita a implantação de vários programas para o melhoramento genético da raça.

Origem: Brasil
Altura: 1,65(fêmea) e 1,68m (machos).
Pelagem: todas as cores e tonalidades.
De temperamento dócil, o BH é um cavalo de porte médio, estrutura forte, linhas harmoniosas, com andaduras ágeis, elásticas e extensas.

Um comentário:

  1. vc conheçe cavalos bh a venda
    respostas email murilobeneduzzi@hotmail.com
    brigadoo
    abrços

    ResponderExcluir