Quem sou?

Minha foto
Recife/Arcoverde, Pernambuco, Brazil
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Raça Campeiro

O cavalo campeiro é, provavelmente descendente dos animais trazidos pelas primeiras expedições espanholas na época da colonização. A primeira noticia oficial da presença de eqüinos que viviam livres em Santa Catarina data século XVII, quando da abertura do caminho dos conventos que, partindo de Ararangua, em Santa Catarina, transpunha as matas da serra geral. Para aprimorar a raça. A partir do século XIX, o campeiro foi cruzado com cavalos puro-sangue ingleses e árabes, melhorando sua morfologia e funcionalidade tanto na lida com o gado quanto nas corridas de raias, esporte típico da região naquela época.
A criação do cavalo campeiro, antes abundante na região dos planaltos catarinenses e gaucho e na região dos pinhais, no Paraná, atualmente se restringe as cidades de Lages e Curitibanos.
Seu tamanho ligeiramente maior do que o pantaneiro pode ser explicado pela maior qualidade e quantidade de pastagem disponível no planalto mato-grossense.
Em 1976, foi criada a Associação Brasileira de Cavalo Campeiro , com o objetivo de garantir a preservação e o aumento de indivíduos da raça.

Origem: Brasil
Altura:mínima 1,42m(macho) e 1,40m(fêmeas)
Pelagem: principalmente a castanha e a tordilha.
O campeiro é um cavalo de porte pequeno, exibe uma morfologia proporcionalmente, embora a altura da garupa seja levemente superior a da cernelha, traço também característico das fêmeas pantaneiras. É um cavalo de sela e tração leve, que hoje vive nos planalto catarinensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário