Quem sou?

Minha foto
Recife/Arcoverde, Pernambuco, Brazil
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Raça Campolina

Fisicamente semelhante ao seu primo, o campolina é um cavalo marchador um pouco mais pesado do que o mangalarga.
A raça nasceu da necessidades de animais robustos e de andadura confortável para percorrer longas distancias. Em 1857, o criador Cassiano Campolina iniciou o cruzamento de animais nacionais sem padrão pré-definido.
Ele também percebeu a existência de um mercado interno para cavalos de grande porte, utilizados como montaria dos dragões da milícia real, na tração de coches na cidade do Rio de Janeiro, e em competições.
Durante suas andanças em busca dos melhores cavalos da região, Campolina adquiriu uma égua chamada Medeia, que, ao cruzar com um puro sangue Andaluz, gerou Monarca, garanhão de sua fazenda por mais de 25 anos, considerado o pai da raça.
Após a morte de Monarca, Campolina adquiriu um garanhão percheron, mas o resultado foram cavalos abrutalhados e inadequados para a montaria. Então pôs-se a pesquisar novas raças estrangeiras, alem de continuar adquirindo e selecionando os melhores cavalos da região.
Co a morte do criador, a seleção foi levada adiante e, em 1951, foi fundada a Associação Brasileira de Criadores Campolina, em Belo Horizonte, quando o padrão oficial da raça elaborada.
Suas principais raças formadoras são: anglo-arabe, clydesdale, holstein, andaluz e o mangalarga marchador. Desta ultima, sabiamente, foi selecionada a marcha natural de tríplice apoio, extremamente confortável e elegante.
Origem: Brasil
Altura: mínimo de 1,54m(macho); 1,45m(fêmeas).
Pelagem: todas as cores
A raça nasceu há cerca de cem anos, em Minas Gerais. Primo do mangalarga, o campolina é um cavalo de sela, trabalho de tração leve e lazer, com marcha de tríplice apoio. Sua musculatura é bem desenvolvida, seus membros são longos, oblíquos e bem articulados. Seu pescoço é alongado e flexível, e o peito, amplo. A crina e cauda são longas e sedosas.

Um comentário: